Queques de Espinafres

INGREDIENTES:

  • 500g de folhas de espinafres
  • 6 ovos
  • 200g de farinha
  • 1 colher (chá) de fermento em pó
  • 2 colheres (sopa) de queijo ralado
  • Sal e pimenta (q.b.)

COMO PREPARAR:

Coze os espinafres em água temperada com sal. Depois escorre-os e tritura-os com o triturador da sopa (se for necessário adiciona um pouco da água da cozedura para ajudar a triturar), até formar um puré.

Entretanto bates as claras em castelo e adicionas as gemas, mexendo até envolver. Depois junta-se a farinha e o fermento, misturando bem. Por fim adiciona-se o puré de espinafres, o queijo ralado, o sal e a pimenta, envolvendo tudo numa massa homogénea.

Colocas a massa para formas individuais (se não forem de silicone têm de ser previamente untadas) e leva-se ao forno, a 180ºC, cerca de 20/30 minutos.
Quanto estiverem cozidos, desenformam-se e deixam-se arrefecer.

Serve-os frios! enjoy*

 

 

Queques de Peixe com espinafres

INGREDIENTES:

  • 150g de farinha
  • 1 c. chá fermento em pó
  • 1 c. chá sal
  • 8g tomate seco (desidratado)
  • 50g cebola picada
  • 70g folhas de espinafres
  • 3 ovos
  • 4 c sopa Azeite

COMO PREPARAR:

Num recipiente misturar a farinha  com o fermento, um pouco de sal, tomate seco muito bem picado, cebola picada e a raspa da casca de um limão.

Trituras os espinafres com a varinha mágica, juntas-lhes as gemas e um pouco de azeite, até tudo ficar bem desfeito.

Desfazes os medalhões de peixe, espremendo para retirar a água e junta-los ao preparado da farinha, e adicionas também o preparado de espinafres.

Bate as claras em castelo e envolve-as delicadamente à massa anterior.

Distribui a massa por formas de queques, previamente untadas com azeite ou manteiga, e leve-as ao forno durante 25 min a 180ºC. enjoy*

Souflê de galinha

Imagem

Esta é uma receita fantástica, pois pode-se fazer Souflê de qualquer coisa, legumes, peixe, carne, marisco, whatever, que haja um pouco de reactividade e um resultado perfeito será garantido. Souflê de galinha é a minha sugestão, e que podes experimentar com as indicações abaixo. enjoy*

INGREDIENTES:

PAX- 10 PESSOAS

  • 1/2  galinha
  • 3 dl molho bechamel
  • 30 g manteiga
  • 4  gemas
  • 6 claras
  • Sal e pimenta q.b
  • 1 Couli de pimentos vermelhos

CONFECÇÃO:

Coze-se a galinha em água aromatizada.
Depois de cozida desfia-se e passa-por um peneiro.
Fazes o molho bechamel, envolves a galinha e o couli.
Rectificas o tempero, e usas um pouco de água da cozedura caso seja necessário.
Deixas arrefecer.
Ligas com as gemas e a manteiga, e em seguida envolve-se com as claras em castelo.
Untas formas e colocas o preparado e leva-lo ao forno moderado durante 15 minutos, aproximadamente, até criar uma crostazinha por cima.
Decorar com criatividade.🙂

Ideias para Buffet

Esta foi a minha ideia onde colocar pequenas preparações, que por serem fantásticas mas demasiado significativas a merecer o nome de um prato, num Buffet. No Four Points by SHERATON, aquando o meu ultimo estágio, sempre me encarregaram de preparar e montar o buffet frio de Almoço, e praticamente todos os dias o dos pequenos-almoços. Dai a razão que me me tenha tenha levado a criar no menu do meu site a categoria Buffet.

Aqui quero colocar ideias práticas de bons petiscos e boas ‘ensaladas’ (como um espanhol diria para saladas e outras mixórdias) que à semelhança de outros pratos mais elaborados possam ser igualmente fantásticos. enjoy*

Tomate

Imagem

Tomate

Este é o meu primeiro ingrediente d’A MINHA DISPENSA, por mais simples que seja irá me ultrapassar qualquer banalidade que me possam atribuem a ele. É um produto fantástico muito saboroso e fresco e pode conferir bastante cor aos nosso pratos seja em saladas, molhos, refogados e para terminar um empratamento com uma bela flor de tomate Cherry.

Existem vários tipos, consoante a densidade da sua carne, do tamanho, formato e da cor:

  • Santa Cruz, tradicional na culinária, utilizado em saladas e molhos e de formato oblongo;
  • Caqui, utilizado em saladas e lanches, de formato redondo;
  • Saladete, utilizado em saladas, de formato redondo;
  • Italiano, utilizado principalmente para molhos, podendo ainda fazer parte de saladas. Seu formato é oblongo, tipicamente alongado;
  • Cereja ou Tomate Cherry, utilizado como aperitivo, ou ainda em saladas. É um “minitomate”, com tamanho pequeno, redondo

Continuar a ler

Olá combinações!

Aparte

Imagem

Olá, eu não exitei em começar pelas minha combinações, por mais que quisesse encher a minha dispensa, primeiro quero sempre saber o que fazer e quando olho para os meus apontamentos só veijo coisas fantásticas que posso colocar aqui, right here.  Bem… e vai ser nesta página que vou sugerir umas quantas coisas interessantes, por mais simples que sejam são as que mais me satisfazem quando estou em casa sem vontade de muitos tachos e muita louca por lavar, simples, rápidas, mas autenticas!

___________________________________________________________________________________
ENJOY* DO MAIS PRAGMÁTICO HOMEM DOS TACHOS DAVID MATEUS😉

O que entra na minha despensa?

Gosto de começar por saber o que temos à nossa disponibilidade, é super interessante teres que preparar algo e teres apenas à tua frente um cesto com coisas dentro, mas eu prefiro saber o que tenho, e prefiro TUDO! É aqui que a minha dispensa entra! e para mim começo pelos frescos legumes e frutas.

Podes viajar um bocado naquilo que te sugeres a fazer, pois seja qual o ingrediente é sempre valorizado se souberes junta-lo a outros, com os temperos certos e com as combinações perfeitas e enfiar tudo bonitinho lá para dentro do prato para finalmente servires.

Combinações, vai ser outra página que vou abrir, em que só vou sugerir as combinações perfeitas que podes usar e seja onde for. Um exemplo Tomate com Mozzarela fresca e Oréganos, simples mas adoro, mais mediterrânico que isto só com um fio de azeite por cima e duas folhas de manjerição.

E depois vêm os temperos, as ervas frescas, os condimentos e especiarias, que são tão importante quanto nos ingredientes que são usados ou nas combinações feitas!

Mercearia! tudo o que podes ter na tua dispensa e depois a mais fresca Carne e Peixe, e os lacticínios também! como o QUEIJO! e digo desde já que ADORO a descoberta do pastor que á 3 000 anos a.C decidio deixar o leite a fermentar ao calor. Interessante que tem virado umas das iguarias mais apreciadas.

Não posso esquecer também a panóplia de ingredientes que ultimamente se tem dado alguma importância, como produtos de soja e outros alternativos, dos quais igualmente se podem fazer coisas fantásticas e equilibradas!

Por ultimo, desserts! Produtos como o cacau, açucares, farinhas que deles se podem provenir tantas variações e tantos produtos, como o chocolate, que muitos desconhecem as origens, e é tão importante saber de onde vêm os alimentos como saber usá-los!

______________________________________________________________________
enjoy* do mais pragmático homem dos tachos David Mateus😉